terça-feira, 3 de junho de 2014

O que é amor?

Os poetas vivem tentando, mas ninguém conseguiu explicar essa sensação, esse jeito de estar, de corpo e alma que todo mundo quer experimentar.
Eu vou arriscar meus palpites também , emprestando uma vez ou outra, uns versos de quem realmente entende do assunto. O poeta Pablo Neruda, por exemplo, disse uma coisa bacana sobre esse sentimento, num de seus poemas : "Tira-me o pão, se quiseres, tira-me o ar, mas não me tires o teu riso" E eu penso que o amor tem tudo a ver com essas palavras do Neruda. Para mim, amar tem a ver com querer tão bem o outro, que simples detalhes - a maneira de sorrir, a voz, o toque... passam a ser viciantes, agente sente como se não conseguisse mais viver sem. Só que, muito além de toda a atração física, que faz qualquer um ver estrelas onde não tem céu, o amor pra mim, é uma oportunidade de ser uma pessoa melhor. Disse o Neruda, em outro poema : "Dá-me amor, me sorri e me ajuda a ser bom" . O que ele diz faz todo o sentido porque, ao contrário da paixão, o amor é dedicação pura, e a vontade de ver o outro feliz é tanta que fazemos tudo o que podemos, e as vezes, o que não podemos, para arrancar pelo menos um sorriso do amado, não é verdade? Afinal, quem é que nunca dispensou "a" festinha para ficar com a pessoa que você ama? E quem nunca torrou seu dinheiro para comprar o presente do dia dos namorados? Por essas e outras acho que o amor é o momento em que percebemos o quanto podemos dar, e abrimos mão, mesmo, sem pensar no que estamos perdendo. E, de verdade, nunca perdemos, ainda que o romance não dê certo. A sensação de amar e de fazer o outro feliz é um prêmio em si mesma. Amar de verdade, para mim, também significa aprender a aceitar o outro, mesmo ele sendo diferente da gente. É também, apoiar os sonhos dele(a), mesmo que seja diferente de tudo que desejamos, porque cada um tem o direito de escolher seus caminhos. Só que essas e outras atitudes não envolvem nada além de generosidade, aquela vontade sincera de repartir o melhor que temos em nós. Aprender a amar é coisa pra vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário